data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Leonardo Catto (Diário)
Na véspera do feriado de Finados, o Cemitério Ecumênico Municipal teve movimento constante. Nesta segunda-feira, não havia registro de aglomeração próximo do horário de fechar, às 17h. A todo momento, porém, novos visitantes chegavam à medida que outros deixavam o local. Familiares faziam a última manutenção em jazigos antes do Dia de Finados.
Segundo funcionários que controlam o portão de entrada, na esquina das avenidas Dois de Novembro e Liberdade, o movimento era maior no começo da manhã. Com o sol e o calor, as visitas diminuíram durante o final da manhã e à tarde. Depois de 17h, algumas pessoas ainda acessaram o cemitério, mesmo após horário de fechamento.
Confira a programação de celebrações do Dia de Finados em Santa Maria
Até esta terça-feira e desde o último domingo, a visitação ao Cemitério Ecumênico não tem necessidade de agendamento prévio, como foi desde a reabertura do local, em novembro de 2020. A exceção se dava em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia das Mães.
VOLTA DO AGENDAMENTO
A partir de quarta-feira, será necessário novamente a identificação prévia para acessar o Ecumênico. Isso será feito junto à Secretaria de Infraesturura e Serviços Públicos pelo telefone (55) 3223-1616. Depois, a ideia da prefeitura é que a identificação seja feita no próprio cemitério. A intenção é ter maior controle sobre quem acessa o local, que é alvo de ações criminosas como furtos. Neste ano, diferentemente do Finados de 2020, 50 novas câmeras operam com monitoramento diretamente no cemitério.
OUTROS CEMITÉRIOS
Os outros cemitérios da cidade não exigem agendamento e funcionam normalmente. No Santa Rita, duas missas serão celebradas nesta terça-feira, ao ar livre: às 10h e às 15h.